Resolvido o problema, o professor continuou tranqüilamente falando sobre fotossíntese e escrevendo suas explicações no quadro negro. Tão condicionado estava a dar a aula utilizando apenas “saliva e giz” que nem lhe ocorreu chamar a atenção de seus alunos para o fato de que estavam diante do fenômeno da fotossíntese. O galho da folhagem crescera voltado para a janela em busca da luz, comprovando o fenômeno que estavam estudando.
Assim como esse professor perdeu a extraordinária oportunidade de ilustrar com um fato concreto suas explicações, todos nós corremos o mesmo risco se tivermos uma visão demasiado “estreita” dos recursos de ensino.
Precisamos ter uma visão tão ampla que nos faça “ir além das paredes da sala”. “A sala de aula é somente um “quartel general” para a aprendizagem e, quanto mais entrarem nas experiências da vida da criança, tanto melhor para a aprendizagem. Do mesmo modo, quanto mais aprendizagem escolar for aplicada fora da classe, melhor será o resultado.” (FLEMING, R. S. Currículo moderno. Rio de Janeiro, Lidador, 1970. p. 122.)
O QUE SÃO RECURSOS DE ENSINO?
Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno. Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os objetos físicos, as fotografias, as gravações, as gravuras, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos naturais e assim por diante.
(PILETTI, CLAUDINO. Didática Geral. São Paulo, 2003. p.150 e 152)
1 comentários:
muito obrigada...
estava procurando esta informação há dias.
uma graça este blog.
beijinho.
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