terça-feira, 20 de outubro de 2009

Recursos de Ensino

  Um professor de Ciências falava a seus alunos sobre a fotossíntese. De repente um problema: a luz do sol que entrava pela janela atrapalhava a visão de alunos que, dessa maneira, não conseguiam ler o que o professor escrevia no quadro nego. Alguém tentou fechar a cortina, mas um dos galhos da enorme folhagem que enfeitava a sala impediu que a cortina fosse totalmente fechada. Então, o professor, com a ajuda de alguns alunos, resolveu afastar o vaso que continha a folhagem para que a cortina pudesse ser fechada.
  Resolvido o problema, o professor continuou tranqüilamente falando sobre fotossíntese e escrevendo suas explicações no quadro negro. Tão condicionado estava a dar a aula utilizando apenas “saliva e giz” que nem lhe ocorreu chamar a atenção de seus alunos para o fato de que estavam diante do fenômeno da fotossíntese. O galho da folhagem crescera voltado para a janela em busca da luz, comprovando o fenômeno que estavam estudando.
  Assim como esse professor perdeu a extraordinária oportunidade de ilustrar com um fato concreto suas explicações, todos nós corremos o mesmo risco se tivermos uma visão demasiado “estreita” dos recursos de ensino.
  Precisamos ter uma visão tão ampla que nos faça “ir além das paredes da sala”. “A sala de aula é somente um “quartel general” para a aprendizagem e, quanto mais entrarem nas experiências da vida da criança, tanto melhor para a aprendizagem. Do mesmo modo, quanto mais aprendizagem escolar for aplicada fora da classe, melhor será o resultado.” (FLEMING, R. S. Currículo moderno. Rio de Janeiro, Lidador, 1970. p. 122.)
 
  O QUE SÃO RECURSOS DE ENSINO?
   Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno. Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os objetos físicos, as fotografias, as gravações, as gravuras, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos naturais e assim por diante.


(PILETTI, CLAUDINO. Didática Geral. São Paulo, 2003. p.150 e 152)


** Classificação dos Recursos de Ensino no próximo post!
 

1 comentários:

Unknown disse...

muito obrigada...
estava procurando esta informação há dias.
uma graça este blog.
beijinho.

Postar um comentário